domingo, 28 de setembro de 2008

Dia 1 - Baiona

A meio caminho entre A Guarda e Baiona fica Oya. O Mosteiro de Santa Maria de Oya agora é propriedade privada, e só a igreja se pode visitar. Quando lá passámos, o mosteiro encontrava-se em obras e a igreja estava fechada, mas a vista da beira-mar é muito gira.



Baiona é uma bela cidade virada para o mar. Mesmo antes de entrarmos na cidade, subimos à colina onde se encontra o monumento à Virgem de La Roca. A estátua é feia, na minha humilde opinião, mas está situada num belo miradouro, onde nos podemos maravilhar com a baía de Baiona e as ilhas Cíes ao fundo.




Existem neste espaço mesas para piquenique, é um espaço agradável e muito tranquilo, foi aqui o nosso almoço.

Na chegada a Baiona, estacionámos o carro num parque à entrada da fortaleza de Monterreal. Esta fortaleza fica numa pequena península muralhada.



No mapa fornecido pelo posto de turismo estavam marcados três percursos pela simpática cidade. O que mais gostamos de fazer foi o que passa por dentro da fortaleza.

Para ver a fortaleza é preciso pagar 1 euro por pessoa. Ou seja não custa nada, o que custa mesmo é achar o senhor que vende os bilhetes, estava bem escondido. Se tivéssemos entrado sem pagar ninguém nos teria dito nada. Subimos pela escadaria e andamos pela muralha. A vista é muito gira, quer a marina e a ria dum lado, quer o Atlântico do outro.


No centro da fortaleza está um hotel, género Pousada de Portugal, e que pelo que percebemos também organiza casamentos. Encontrámos duas noivas a tirarem fotografias nos jardins. De vez em quando tivemos de fazer uns desvios para não ficarmos nas fotos de casamento de ninguém. Por isso lembrem-se, se forem ao sábado a probabilidade de encontrarem casamentos é elevada.



Outro dos percursos marcados, é um passeio pelo exterior da fortaleza. Depois de termos palmilhado o interior da muralha decidimos fazer o percurso exterior, este passeio não acrescentou muito para além dum belo escaldão. O nosso conselho? Não vale apena fazer o percurso exterior se já tiverem passeado pela fortelaza.





A outra rota é pelo centro histórico, não ficámos deslumbrados com este percurso, talvez por estar muito calor ou porque àquela hora todos os edifícios assinalados no mapa estarem fechadas, mas é um percurso agradável, por entre ruas antigas e construções de pedra.

No regresso do centro da cidade, fomos ver a réplica da caravela Pinta¹ ancorada no porto, vista de fora não nos pareceu convidativa o suficiente para entrarmos.



A visita à simpática Baiona acabou com um belo de um gelado, degustado frente à praia da ribeira. A visita a Baiona estava terminada, ainda queríamos ver parte da cidade de Vigo, nesta altura ainda pensávamos que Vigo tinha muito para ver.


¹ - Pinta foi uma das caravelas usadas por Colombo no seu caminho para a América. Mais informações.

Nenhum comentário: